Bollywood e Hollywood combate a pirataria

Indústrias do cinema estadunidense e indiana querem acabar com a prática criminosa no sul asiático.

As indústrias de cinema Hollywood e Bollywood se uniram nesta terça para combater a pirataria, anunciando uma coalisão entre a Motion Picture Association of America (MPAA) e sete estúdios indianos (entre eles o UTV Motion Pictures, o Reliance Big Entertainment e o YashRaj Films) para obter sucesso em um dos maiores mercados cinematográficos do mundo, o asiático.
A aliança é uma tentativa de Hollywood de pressionar os mercados mundiais mais agressivamente, além de se aproximar da indústria indiana – que cresce a cada dia, especialmente em relação a questões autorais.
Bollywood tem um grande histórico de produções copiadas e a tradição de não respeitar exatamente o direito de propriedade intelectual, como Hollywood gostaria, conta o site Mercury News.
Dan Glickman, presidente da MPAA, disse que os DVDs piratas entram no mercado indiano antes mesmo de seu lançamento oficial, e que a indústria do país finalmente entende que está sendo roubada em quantidade significativa, diz o site da BBC.
O produtor de Bollywood Yash Chopra disse que a indústria de filmes indiana perde milhões de dólares a cada ano devido à prática da pirataria, afirmando que o país está entre os dez onde mais ocorre esse tipo de crime.
A coalisão atuará na Índia de maneira a combater as gravações dos filmes nos cinemas — a fonte de 90% dos DVDs pirateados – além de aumentar o policiamento em sites e provedores de internet e criar leis mais eficazes.
A pirataria custou para a indústria cinematográfica indiana cerca de 959 milhões de dólares e 571 mil empregos em 2008, de acordo com um estudo realizado pela organização Ernst & Young, que também mostrou que os consumidores do país compram em torno de 700 milhões de DVDs ilegais todo ano. Além disso, os DVDs ilegais somam 60% do mercado, de acordo com a empresa de contabilidade KPMG.

Comentários

Postagens mais visitadas