Fundador da Microsoft recebem o tributo 'pai do computador "


O "pai do computador pessoal", que deu o pontapé inicial das carreiras dos fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen morreu aos 68 anos de idade.

Dr. Henry Edward Roberts foi o inventor do Altair 8800, uma máquina que gerou a era do computador de casa.

Gates e Allen contratou o Dr. Roberts depois de ver a máquina na capa de uma revista e se ofereceu para escrever software para ele.

O programa foi conhecido como Altair-base, o alicerce do negócio da Microsoft.

"Ed estava disposto a ter uma chance de nós - dois rapazes interessados em computadores muito antes que eram comuns - e temos sido sempre grato a ele", disse o fundador da Microsoft disse em um comunicado.

"O dia em nosso primeiro software testado trabalhou em seu Altair foi o início de um lote de grandes coisas."

Co-fundador da Apple Steve Wozniak disse a tecnologia CNET  que o Dr. Roberts tinha tomado "um passo extremamente importante que levou a tudo o que temos hoje".

"Memórias Fond '

Dr. Roberts foi o fundador da Micro Instrumentação e Sistemas de telemetria (MITS), originalmente criada para vender kits eletrônicos para hobbyists modelo de foguete.

A empresa passou a vender kits de calculadora eletrônica, mas logo foi ofuscado por empresas maiores.

Em meados da década de 1970, com o firme lutando com a dívida, o Dr. Roberts começou a desenvolver um kit de computador para hobbyists.

O resultado foi o Altair 8800, uma máquina operada por switches e sem mostrar.

Ele tomou o seu nome a partir da borda da Intel, em seguida, corte-8080 microprocessador.

O kit de 395 dólares (cerca de £ 1.000 hoje) foi destaque na capa da Popular Electronics em 1975, levando a uma onda de ordens. Também foi vendido montado por um custo adicional de US $ 100.

Entre os interessados no aparelho eram Paul Allen e Bill Gates.

Paul Allen e Bill Gates contactou o Dr. Roberts, oferecendo-se para escrever código de software que ajudará as pessoas do programa da máquina.

"Nós sempre temos muitas lembranças boas de trabalhar com Ed em Albuquerque, no escritório do MITS em Rota 66 - onde tantas coisas interessantes que aconteceu que nenhum de nós poderia ter imaginado naquela época", Paul Allen e Bill Gates

Dr. Roberts vendeu sua companhia em 1977.

Ele morreu no hospital em 1 de abril, após um longo ataque de pneumonia.

Comentários

Postagens mais visitadas