Google denuncia conspiração para matar Android


Para reassegurar os usuários do Android e seus parceiros de negócios, o chefe do departamento jurídico do Google, David Drummond, afirmou que a empresa está “procurando intensamente” maneiras de contornar o que ele caracteriza como “uma organizada e hostil campanha contra a plataforma – liderada pela Microsoft, Oracle, Apple e outras empresas – travada por meio de patentes falsas”.

O Google é atacado judicialmente por todos os lados por causa de possíveis violações de patentes
relacionadas ao Android. A Microsoft tem acordo de licença de vários fabricantes de hardware do sistema operacional e processa as empresa que não pagamessas licenças – como a Barnes & Noble. A Oracle moveu uma ação diretamente contra o Google por causa de abuso da tecnologia Java. Já a Apple processou as fabricantes de aparelhos HTC e Samsung, alegando que elas infringiram patentes da empresa.

No final de junho a Apple se juntou com a EMC, Ericsson, Microsoft, RIM e Sony para cobrir o lance do Google e da Intel para a compra do portfólio de patentes da Nortel. O grupo pagou o valor de US$4,5 bilhões, quase cinco vezes o valor estimado antes do leilão.

Drummond vê o ataque de patentes como uma maneira de assegurar que o Android não seja gratuito para fabricantes de aparelhos. Se o Google não vai cobrar por seu uso, então a Microsoft e outros titulares de patentes irão impor o custo ao cobrar royalties de patentes.

Ele afirmou que “um smarphone deve envolver cerca de 250 mil (altamente questionável) alegações de patentes e nossos competidores querem impor uma “taxa” para esses direitos duvidosos que fazem com que os dispositivos Android sejam mais caros para os consumidores. Eles querem dificultar a venda da plataforma para fabricantes e em vez de competir e construir novos recursos ou dispositivos, ficam brigando por meio de litígio”.

O executivo disse que o Google foi encorajado pela decisão do Departamento de Justiça a impor condições na venda das patentes da Novell para um grupo que inclui a Apple e a Microsoft e que o DOJ analisa se essas duas empresas devem usar as patentes compradas para limitar a competição.

Ele também garantiu que o Google investiga outras maneiras de limitar as ameaças anticompetitivas ao Android ao reforçar seu portfolio de patentes.

De fato, o Google tem feito mais do que investigar: adquiriu mais de mil patentes da IBM, antes do leilão da Nortel. E o The Wall Street Journal disse que o Google conduz as aquisições de patentes e licenciamento com a InterDigital.

*DOWNLAOD GOOGLE CHROME

Comentários

Postagens mais visitadas