O que é OpenDNS

O OpenDNS é um serviço gratuito de resolução de DNS. Ele oferece os quatro servidores seguintes para uso público, mapeado para o servidor operacional mais próximo pelo roteamento Anycast.

O OpenDNS oferece resolução de DNS para pessoas e empresas como uma alternativa ao servidor de DNS do seu provedor de internet. Colocando seus servidores em locais estratégicos e empregando um grande cache de nomes de domínios, as consultas de DNS são geralmente processadas muito mais rapidamente, conseqüentemente aumentando a velocidade da resposta. Os resultados das consultas de DNS são algumas vezes armazenados pelo sistema operacional local e/ou aplicativos, sendo assim este aumento de velocidade pode não ser notado em toda requisição, mas apenas em requisições que não estejam armazenadas no cache local.

Outras características incluem um filtro de phishing e correção de erros ortográficos (por exemplo, digitar wikipedia.og em vez de wikipedia.org). Coletando uma lista de sites maliciosos, o OpenDNS bloqueia o acesso a esses sites quando um usuário tenta acessá-los através do seu serviço. O OpenDNS recentemente lancou o Phishtank, onde usuários do mundo todo podem submeter e revisar sites suspeitos de phishing.

O OpenDNS não é, como seu nome pode implicar, um software de código aberto.

A empresa arrecada parte de sua receita enviando o usuário a uma página de busca própria quando o nome do domínio que usuário informou não é válido. Propagandas também são mostradas nessa página de busca para ajudar a financiar as operações da empresa. Enquanto este comportamente é similar ao antigo Site Finder da VeriSign, o OpenDNS alega que não é o mesmo, já que o OpenDNS é um serviço puramente opcional (comparado ao efeito do Site Finder na internet inteira, já que a VeriSign é uma operadora de registro autoritária) e que a receita da publicidade paga pelo serviço de DNS personalizado.

De acordo com o OpenDNS, serviços adicionais que têm como base seu serviço de DNS melhorado serão oferecidos, e alguns deles podem ser pagos. 

Um exemplo de tal serviço adicional foi o lançamento de "atalhos" pela empresa em 22 de Abril de 2007[5], permitindo aos usuários fazer mapeamentos personalizados de DNS, como, por exemplo, mapear "mail" para "mail.yahoo.com". O lançamento deste recurso foi noticiado por um grande número de publicações, incluindo o The New York Times, a Wired Magazine, e a PC World.

Em 3 de Dezembro de 2007, o OpenDNS começou a oferecer o DNS-O-Matic, um serviço gratuito que provê um método de enviar atualizações dinâmicas de DNS para diversos provedores de DNS dinâmicos utilizando a API de atualização do DynDNS.

Comentários

Postagens mais visitadas